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Um Projeto Educativo é, de acordo com Braz (2012), um instrumento “da construção da autonomia do estabelecimento de ensino, e institui-se como um processo capaz de articular (...) a Investigação (produção de conhecimento), Inovação (mudança organizacional) e Formação (mudança de representações e práticas dos indivíduos) ”

Este documento orienta a ação educativa, esclarece a razão e a finalidade das atividades, diagnostica os problemas reais e os seus contextos e exige uma participação crítica e criativa dos seus intervenientes.

Numa mesma linha de pensamento, Leite (2000) acrescenta que o Projeto Educativo é um instrumento orientador da ação educativa que pensa nos recursos disponíveis e a melhor forma de serem mobilizados, enfatizando ainda que no mesmo Projeto devem estar presentes as formas de avaliação a serem utilizadas.

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Projeto Educativo - 2019 /2022

Sendo um instrumento orientador de uma instituição pretende-se que o projeto seja funcional e exequível durante o seu tempo de vigência e que se adapte às características do meio envolvente e às próprias mudanças da comunidade. Este ponto é defendido pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016) quando as mesmas realçam que o meio social influencia a educação das crianças e que o Projeto Educativo se deve enquadrar no próprio projeto da localidade de ação. Na realidade, sendo a instituição educativa encarada como um espaço propício à formação dos alunos torna-se fulcral que esta tenha a capacidade de corresponder às situações que se apresentam e de mobilizar os recursos necessários, comprometendo-se a ser inovadora na sua resposta de preservação e mudança.

Sendo um instrumento orientador de uma instituição pretende-se que o projeto seja funcional e exequível durante o seu tempo de vigência e que se adapte às características do meio envolvente e às próprias mudanças da comunidade. Este ponto é defendido pelas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar (2016) quando as mesmas realçam que o meio social influencia a educação das crianças e que o Projeto Educativo se deve enquadrar no próprio projeto da localidade de ação. Na realidade, sendo a instituição educativa encarada como um espaço propício à formação dos alunos torna-se fulcral que esta tenha a capacidade de corresponder às situações que se apresentam e de mobilizar os recursos necessários, comprometendo-se a ser inovadora na sua resposta de preservação e mudança.



Nesse sentido, o Projeto Educativo da instituição Vento Traquinas para o próximo triénio assume a preservação da linha de visão até então instituída e a mudança daquilo que consideramos ser urgente.


Com o instrumento em questão pretendemos ainda dar a conhecer as características da comunidade educativa, os componentes de gestão e administração e ainda os recursos humanos que a mesma consagra e que lhe possibilita dar resposta à diversidade de situações.

Entendemos também como apropositado que o Projeto Educativo clarifique os princípios e objetivos a atingir e selecione estratégias viáveis capazes de dar resposta às necessidades e interesses do grupo de crianças, tendo como ponto principal a sua característica como seres construtores de inovação e agentes de mudança.

DOWNLOAD DO PROJETO EDUCATIVO COMPLETO PARA O TRIÉNIO 2019/2022

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